O que é a iniciativa HACKATON 100% in?

O Hackathon 100% in é uma iniciativa do Politécnico de Leiria que visa promover o desenvolvimento de propostas de inovação social, com dimensões tecnológicas e criativas, para a melhor integração de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (ENEE) no Politécnico de Leiria, a partir da apresentação de respostas a 3 desafios colocados, através da dinâmica de uma maratona com a duração de 24h.

Hackathon, no seu modelo original, significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excecional) e “marathon” (maratona). Em Leiria iremos mais longe e envolveremos outras áreas do conhecimento, para além de eventuais programadores.


Quem pode participar?

É permitida participação de docentes, pessoal técnico e administrativo, estudantes do Politécnico de Leiria e elementos convidados da comunidade externa à Instituição.


Como me posso inscrever?

A inscrição no evento é feita através do preenchimento e submissão do formulário de inscrição disponível em http://hackathon.ipleiria.pt/inscricao/

A inscrição pode ser feita de duas formas:

Por Equipa: Estas equipas podem ser constituídas por iniciativa de estudantes ou por iniciativa de docentes. A equipa deve se constituída obrigatoriamente por cinco estudantes (recomendável de duas Escolas distintas).

Individualmente: Estudantes que queiram participar e que não consigam constituir uma equipa podem inscrever-se individualmente. Posteriormente, a organização integrá-los-á numa equipa.


Qual o período de inscrição na HACKATHON 100% in?

O período de inscrição ocorre entre 12 e 26 de setembro de 2019.


Como são constituídas as equipas?

Cada equipa pode integrar até 7 elementos:

a) Obrigatório – 5 Estudantes matriculados no Politécnico de Leiria (recomendável de duas Escolas distintas).

b) Opcional – 1 Docente do Politécnico de Leiria.

c) Opcional – 1 Convidado que seja uma mais valia para o desenvolvimento do desafio (pessoal técnico e administrativo ou externo à Instituição). O convite deve ser feito através do docente ou estudante participante da equipa.


Terei algum tipo de custos?

Não existem custos relativos à inscrição. As refeições serão asseguradas de forma gratuita durante o evento.


Tenho que ter uma ideia para me inscrever?

Não. Só é necessária criatividade, vontade de trabalhar em equipa e encontrar soluções mediante desafios que serão apresentados e escolhidos pelas equipas no momento inicial da Hackathon 100% in.


Quais as àreas temáticas associados ao HACKATON 100% in?

As áreas temáticas associadas a esta iniciativa prendem-se, prioritariamente, com as seguintes áreas do conhecimento:

.Comunicação; Marketing

.Webdesign; Programação; Comunicação Acessível;  Multimédia

Arquitectura e Engenharias (Civil, Informática, Electrotécnica,…); Design Interiores


Em que dias e em que local decorrerá o HACKATON 100% in?

A iniciativa realiza-se nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2019, no edifício da Cantina 3, da ESTG, do Politécnico de Leiria, sita Campus 2 – Morro do Lena, Alto do Vieiro,2411-901 Leiria.


Onde posso  consultar o Regulamento do HACKATHON 100% in?

O Regulamento da HACKATON 100% In encontra-se disponível http://hackathon.ipleiria.pt/regulamento/


Como é feita a seleção dos candidatos para HACKATHON 100% in?

As inscrições são aceites por ordem de chegada, até ao limite de 20 equipas.


Como é feita a divulgação dos candidatos selecionados para HACKATHON 100% in?

Cada equipa e cada participante individual serão contactados até ao dia 26 de setembro, por email, com a confirmação da sua inscrição.


Como decorrerá a iniciativa HACKATHON 100% in?

No início da Hackathon 100% in, as equipas constituídas – por iniciativa dos participantes, como as que se inscrevem colectivamente, ou por iniciativa da organização, para os que se inscrevem individualmente – são dispostas por “ilhas” de trabalho por equipa.

Após as boas-vindas e a inspiração de um convidado especial, apresentam-se os desafios e cada equipa tem 30 minutos para reunir e escolher o desafio a resolver.

Com o desafio escolhido, cada equipa define a sua estratégia de trabalho tendo em vista a apresentação final, numa intervenção oral, com o suporte visual (PPT ou afim) da solução que propõe.

No desenvolvimento do seu trabalho, a equipa pode consultar todos os recursos que entenda, através da internet ou de outra canal de telecomunicações.


O que se espera da apresentação final?

Uma apresentação sumária de, no máximo, sete minutos que descreva a proposta de solução face ao desafio escolhido. Ela deve conter basicamente:

1. Qual é solução que propõem para o desafio escolhido?
2. Que diferenciação / inovação face ao que existe?
3. Que meios necessários?
4. Qual o impacto que terá?


Como serão avaliadas as soluções inovadoras apresentadas no âmbito do HACKATHON 100% in?

As iniciativas apresentadas serão avaliadas por um júri, constituído para o efeito e com especialistas de diferentes áreas, de acordo com o mencionado no artigo 5 do Regulamento, disponível em http://hackathon.ipleiria.pt/regulamento/


Qual o prémio atribuído?

À equipa vencedora em cada desafio será atribuído um “Vale Politécnico de Leiria”, valor no valor de 100 €, a atribuir a cada membro da equipa vencedora.  Pode ser consultada mais informação no artigo 6 do Regulamento, disponível em http://hackathon.ipleiria.pt/regulamento/


Recursos disponíveis?

Os participantes devem providenciar os equipamentos de índole tecnológica, bem como o software que julguem necessário ao desenvolvimento das ideias a concurso (ex. computadores portáteis)


Qual o contacto em caso de dúvidas?

Para esclarecimento de outras questões contactar 100in@ipleiria.pt